A revolução na expressão: mídias sociais
Todos sabemos que a Era digital fez uma enorme mudança no nosso estilo de vida, na forma como nos relacionamos e consumimos conteúdos. Atualmente a maioria das pessoas possui acesso a internet, estão sempre com seus celulares e acessam diariamente suas redes sociais. Logo, a forma como nos expressamos também mudou: podemos facilmente compartilhar com o mundo a forma como pensamos, nosso estilo de vida, nossos valores e opiniões.
Com isso, percebemos um crescente número de pessoas que criam conteúdos para as redes sociais como Youtube, Instagram, TikTok, Facebook, entre outras. Eles são conhecidos como Influenciadores digitais.
A facilidade em produzir e divulgar conteúdos nas redes sociais é uma ótima forma de treinar a expressão através de diversos formatos de conteúdos. O bacana dessa diversidade é que ela permite que desde a pessoa mais extrovertida até a mais introvertida tenha seu lugar no mundo digital.
Você deseja criar conteúdos bem elaborados para a internet e se tornar um influenciador digital? Separamos algumas dicas de como dar os primeiros passos no mundo digital:
3 dicas essenciais para se tornar influencer digital
- Escolha seu nicho
Para se tornar um influenciador digital, você precisa escolher sobre quais assuntos vai falar e para isso você pode escolher um nicho, por exemplo o seu nicho pode ser Moda, Comédia ou saúde.
Com o nicho bem definido, você consegue criar conteúdos mais assertivos e personalizados que com certeza vão chamar a atenção do seu público.
- Priorize suas qualidades
Quando for decidir o seu nicho e sobre quais assuntos você vai falar nas suas redes sociais, busque assuntos que você tem interesse e que estejam conectados com as suas qualidades e habilidades, assim ficará muito mais fácil falar sobre.
- Tenha consistência e paciência
Para se tornar um influenciador digital leva tempo e é necessário ser consistente nas suas postagens, coloque pelo menos um conteúdo por dia nas suas redes sociais e interaja sempre com o seu público.
Formatos de conteúdos
Agora que você já decidiu qual o seu nicho e sobre quais assuntos vai falar nas suas redes sociais, está na hora de conhecer os formatos que você pode utilizar para criar seus conteúdos. Estes são os principais formatos que você pode utilizar em diversas redes sociais:
- Vídeo
Os vídeos são um dos conteúdos que mais geram engajamento com os seus seguidores, por isso, crie vídeos interessantes e com conteúdos relevantes. Utilize Story e Lives no instagram, não deixe de criar Vídeos no Tiktok, que a rede social do momento, e experimente criar um Canal no youtube.
- Texto
Com um texto bem elaborado, você consegue passar claramente a sua mensagem para os seus seguidores, então, coloque legendas interessantes e que passem uma mensagem sobre você nas suas fotos do Instagram e experimente utilizar o Twitter para expor suas ideias.
- Foto
As fotos ainda são um dos principais conteúdos das redes sociais, por isso, pense em o que você deseja transmitir com cada foto, antes de tirá-la, planeje a iluminação da foto e não esqueça da edição, você pode utilizar ferramentas como o Lightroom para deixar suas fotos quase profissionais.
Quais as principais redes sociais do momento?
Novas redes sociais surgem todos os anos e atraem aqueles que adoram socializar virtualmente. Com esse crescimentos de redes sociais muitos usuários ficam até confusos com tantas opções, por isso listamos aqui as principais redes sociais para você criar seus conteúdos e se tornar influenciador digital.
- Youtube
O Youtube é a rede social de vídeos mais popular do mundo, possui mais de um bilhão de usuários ativos por mês e cerca de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Por isso, se você deseja criar conteúdos em vídeo não pode deixar de usar esta rede social.
O instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo.
É um rede social visual, onde você pode compartilhar fotos e vídeos e com a opção do Story você pode criar vídeos de até 15 segundos de forma bem pessoal e criar um relacionamento próximo com o seu público.
- TikTok
O tiktok é um dos aplicativos mais famosos do mundo e é uma febre entre os jovens. Nela, você pode compartilhar vídeos de até 15 segundos, utilizar diversos efeitos, fazer dublagens e desafios.
Agora que você já sabe como se tornar um influenciador, quais formatos de conteúdo criar e quais redes sociais utilizar, basta você fazer um planejamento e se divertir criando os seus conteúdos.