Ícone do site Bella Hub

Seu filho é inseguro? 6 dicas para estimular a autoconfiança na infância

Você já se perguntou se o seu filho sofre de insegurança? Às vezes, dilemas que aparecem na infância, quando não olhados com atenção, podem nos acompanhar até a vida adulta, e a insegurança pode ser um deles. Por isso a importância de trabalharmos a autoconfiança de nossas crianças desde cedo! Confira aqui as principais características da criança insegura e 6 dicas de como estimular a autoconfiança na infância.

Estão entre as características da criança insegura a dependência excessiva, instabilidade emocional, medo de se expressar, timidez excessiva e dificuldades na hora de fazer amigos, problemas de concentração e baixa autoestima.

É importante ressaltar que nem sempre a criança apresentará todas as características aqui listadas. É preciso estar atento aos sinais que ela dá para, então, verificarmos se há alguma característica que se sobressai às outras, por exemplo. Assim, poderemos ajudá-la da forma que ela precisa.

Dicas para estimular a autoconfiança na infância

Atividades em grupo são uma ótima forma de promover a troca de experiências e estabelecer um bom relacionamento com outras crianças, além de possibilitar uma percepção mais realista do mundo. Sempre que houver oportunidade, procure inscrever seu filho em atividades em grupo. Esportes, dança, teatro, música… tudo é válido!

Ajude seu filho a expandir seus horizontes e aceitar as novidades de coração aberto. Discuta com ele situações novas que podem aparecer e fale sobre possíveis sentimentos a respeito daquilo, assim, quando a situação nova vier ele se sentirá mais confiante para enfrentá-la, seja uma mudança de escola ou alguma mudança na rotina. 

Cada criança é única, possui seu próprio temperamento, seu próprio jeito de reagir a situações e, principalmente, seu próprio jeito de se comunicar. Aprenda a falar a “língua” de seu filho! Valorize suas especificidades de expressão. Incentivá-lo a se expressar sem medo de julgamentos, ainda que seja do seu “jeitinho”,  com certeza deixará todos os outros passos mais fáceis. 

Incentivar o seu filho a lidar melhor com frustrações constrói nele a capacidade de ser mais resiliente perante os desafios da vida. Portanto, não tente resolver os problemas de seu filho por ele, mas sim ensine-o a ter uma postura de resiliência.

Pais inseguros criam crianças inseguras. Se você quer que a sua criança seja mais autoconfiante, comece trabalhando sua própria autoconfiança e ela se espelhará em você! Crianças aprendem com o exemplo. 

É importantíssimo incentivar as mais diversas formas de expressão nas crianças desde cedo, afinal, quando nos expressamos, também estamos aprendendo a nos amar. Desenvolver a expressão dá à criança mais autoconfiança, independência, autoestima, além de trabalhar aspectos cognitivos como percepção, atenção, memória e concentração.

Fizemos um Ebook incrível para você saber ainda mais sobre o assunto, onde falamos sobre a importância da expressão verbal e não-verbal no desenvolvimento infantil. Nele você irá aprender como ajudar seu filho a aumentar a autoconfiança e autoestima, desenvolver a autonomia, superar a timidez, melhorar a comunicação, vencer o medo de falar em público, proporcionando a ele a oportunidade de revelar seu brilho único!

Clique aqui e baixe agora nosso Ebook Grátis!

Sair da versão mobile